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Fórum de Dúvidas

Intervenção

Intervenção

por Renata Ferraria - Número de respostas: 2

Boa tarde,

No decorrer das aulas, fiquei com as seguintes dúvidas:

- No caso em que uma criança já aprendeu erradamente a fazer as letras (dificuldade caligráfica), estando habituado a fazer dessa forma, re-ensinamos?

- Como deveremos orientar o professor a corrigir a palavra que a criança escreveu com erros ortográficos? Corrigir por cima da palavra, rasurando, ou ao lado para criança ver o erro/diferença?

- Como é que a tarefa de decisão lexical ajuda na escrita? O foco não é a compreensão leitora?

- Podemos apresentar palavras com erros fonológicos (ex.: troca F-V) para a criança identificar se está correta ou não? Perante erros de regra ortográfica, entendi que temos sempre de apresentar a opção correta e a incorreta para a criança selecionar para que a memória lexical ortográfica seja corretamente formada.

Muito obrigada, Renata

Em resposta a 'Renata Ferraria'

Re: Intervenção

por Instituto EPAP -
Bom dia,
- Re-ensino de formação de letras: Sim, é apropriado e muitas vezes necessário re-ensinar a criança a formar letras corretamente se ela aprendeu de maneira errada. Isso pode envolver a prática de traçados específicos, o uso de materiais didáticos que orientem a forma correta, e exercícios que reforcem a memória muscular. O processo de re-ensino deve ser feito de maneira positiva e encorajadora, evitando fazer a criança sentir-se frustrada ou desmotivada. Uma abordagem passo a passo, começando com traços simples e progredindo para letras mais complexas, pode ser eficaz.

- Correção de erros ortográficos por professores: A melhor prática para correção de erros ortográficos envolve apontar o erro sem rasurar a tentativa original da criança. Corrigir ao lado ou em uma linha separada permite que a criança veja o erro e a forma correta lado a lado, o que é mais útil para o aprendizado. Isso também preserva a autoestima da criança, mostrando que o erro é uma oportunidade de aprendizado, não uma falha. Algumas abordagens incluem a discussão sobre o erro, incentivando a criança a identificar a forma correta por meio de pistas ou lembretes das regras ortográficas.

- Tarefa de decisão lexical e escrita: A tarefa de decisão lexical, onde se pede à pessoa para decidir se uma sequência de letras é uma palavra real ou não, pode ser útil tanto para a compreensão leitora quanto para a escrita. No contexto da escrita, ela ajuda a desenvolver a habilidade de reconhecer palavras corretas e incorretas, o que é fundamental para a autocorreção e para a escrita autônoma. Essa tarefa também pode reforçar a memória ortográfica, que é a capacidade de lembrar a forma correta das palavras, contribuindo assim para a melhoria da escrita.

- Apresentação de palavras com erros fonológicos: Sim, pode-se apresentar palavras com erros fonológicos para a criança identificar se estão corretas ou não. Essa estratégia pode ser particularmente útil para ensinar a criança a prestar atenção a detalhes fonológicos específicos, como a distinção entre sons semelhantes (por exemplo, F e V). Ao apresentar pares de palavras, uma correta e outra com um erro fonológico, e pedir à criança para escolher a forma correta, você estará ajudando a desenvolver tanto a consciência fonológica quanto a memória ortográfica. Para erros de regra ortográfica, apresentar a opção correta e a incorreta pode ajudar a criança a aprender e internalizar as regras ortográficas, fortalecendo a formação da memória lexical ortográfica de maneira precisa.