
4 Disciplinas
Formação Contínua (Elearning) - TF/Fono/Logo
A avaliação e o tratamento de crianças Perturbação Motora da Fala (Apraxia de Fala na Infância) em co-morbilidade (suspeita) Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
A identificação precoce da disortografia e da disgrafia é o que chamamos de modelo ideal para o diagnóstico e o diagnóstico diferencial em aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem quando não identificadas rapidamente podem gerar a lacuna escolar e a baixa autoestima que quando sobrepostas podem aumentar as dificuldades na aprendizagem de contedos acadêmicos.
Quanto mais nova for a criança no momento da identificação dos sinais da dislexia, maior será a susceptibilidade de seu cérebro de modificar os padrões de conexão neurológica em decorrência das intervençõess. As intervenções realizadas em períodos de maior neuroplasticidade (5 a 8 anos de idade) constituem o real motivo pelo qual a implementação de programas de identificação e intervenção precoces são necessários.
Desta forma, é importante compreendermos os modelos de intervenção baseados em evidência científica para garantir não apenas um diagnóstico, mas também uma intervenção que favoreça o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem tanto no contexto clínico como no contexto educacional.
Apesar de muito desejado, o período de introdução alimentar pode gerar grandes ansiedades e dúvidas, repercutindo-se em experiências menos positivas e condicionando a relação do bebé com a comida e com os seus parceiros.
Para além dos aspetos mais imediatos relacionados com a escolha das abordagens para a introdução alimentar é fundamental compreender que comer é uma aprendizagem progressiva que vai muito para além da boca.
Para além dos sinais de maturidade e prontidão neurológica, da motivação interna e da exposição, aprender a comer depende de uma multiplicidade de fatores.
Sendo o Terapeuta da Fala, o profissional de saúde, que atua na prevenção, avaliação e intervenção nas funções do sistema estomatognático infantil ao longo do seu desenvolvimento, torna-se imperativo que capacite os pais e cuidadores quer de bebés com desenvolvimento neurotípico quer de bebés divergente.
Formação Contínua (Elearning) - TF/Fono/Logo
A identificação precoce da dislexia e da discalculia é o que chamamos de modelo ideal para o diagnóstico e o diagnóstico diferencial em aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem quando não identificadas rapidamente podem gerar a lacuna escolar e a baixa autoestima que quando sobrepostas podem aumentar as dificuldades na aprendizagem de conteúdos acadêmicos.