A Estimulação Elétrica Transcutânea é uma técnica terapêutica cuja utilização por Terapeutas da Fala/Fonoaudiólogos/Logopedas, continua a crescer de forma exponencial por todo o mundo.
A terapia de Estimulação Elétrica de aplicação periférica ou exógena (neuro estimulação exercida na superfície cutânea), tem como base programas que podem produzir analgesia e relaxamento através da estimulação dos receptores nervosos (por exemplo: Transcutaneus Electrical Nerve Stimulation –TENS) e funcionalidade derivado â estimulação dos ramos intramusculares dos neurónios motores que induzem a contração muscular como por exemplo: (Neuromuscular Electrical Stimulation - NMES, FES)
Terapeutas da Fala/Fonoaudiólogos/Logopedas e alunos da Licenciatura/Graduação
Carga horária total de 5 horas (1hora do encontro + 4 horas de estudo autónomo acedendo o material na página do curso.
Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.
Horários:
Horário em Portugal: 21:30 às 22:30 + 30 minutos de perguntas e respostas por chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora dePortugal Continental)
Horário no Brasil: 18:30 às 19:00 + 30 minutos de perguntas erespostaspor chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora da cidade de São Paulo)
Horário em España: 22:30 às 23:30 + 30 minutos de perguntas e respostas por chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora da cidade de Madrid)
Instituto Epap - EAD - ensino à distância (plataforma Moodle) |Avenida, António Serpa, 32 - 3 D Salas de Formação 1.º andar | 1050 - 027 - Lisboa.
- Conceitos base de eletroterapia;
- Correntes terapêuticas mais utilizadas e diferença entre correntes de média e baixa frequência;
- características específicas da Eletroanalgesia;
- Características específicas da eletroestimulação muscular;
- Abordagem sobre a prática clínica do Terapeuta da Fala/Fonoaudiólogo/Logopeda auxiliada com Eletroterapia.
Sandra Martins
Terapeuta da Fala desde 2005 com experiência em contexto privado, hospitalar e em centro de reabilitação. Atualmente terapeuta da fala no Hospital Particular do Algarve (HPA) e em contexto de clinica privada. Pós-graduada em Disfagias neurogénicas pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE.); pós-graduada em Disfagias Orofaríngeas, Motricidade orofacial e especializada em Eletrofisiologia: Eletromiografia, Eletroestimulação, Ultrassom Terapêutico (UST), Fotobiomodulação (laserterapia) e TECAR (Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva) para Terapeutas da Fala, Fonoaudiólgos e Logopedas, pelo instituto EPAP. Docente, no âmbito universitário, entre 2009/2014, das disciplinas de motricidade oro facial, perturbações adquiridas da linguagem e fala e prática clínica na licenciatura de terapia da fala da Universidade do Algarve. Formadora do Instituto EPAP, desde 2013, ministrando o Módulo de Eletroestimulação em Portugal, Espanha e Equador. Docente nos programas de Especialização que contemplam este tema e dos programas de Mestrado realizados em parceria com o instituto EPAP (Máster em Motricidade Orofacial, programa de curso da FUB Fundació Universitària del Bages e Instituto EPAP –Acreditação por UVic - Universitat de la Catalunya Central (España), e o Mestrado em Terapia da Fala: Motricidade Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia Mestre, programa de curso em parceria com o Instituto EPAP).
Alexandre Cavallieri Gomes
Fisioterapeuta desde 1996, pela Universidade Federal de São Carlos, onde também tornou-se mestre em Fisioterapia no ano de 1999. Iniciou a docência no nível superior em 1998, atividade que exerceu até 2021, tendo atuado em grandes universidades do Brasil e também no Porto, em Portugal. É sócio fundador, especialista e HONORÁRIO da Sociedade Nacional de Fisioterapia do Brasil (SONAFE). Foi condecorado como “Lecturer of Honor” pela Universidade da Califórnia, pelos serviços e dedicação à educação superior. Formadora do Instituto EPAP, desde 2018, ministrando o Módulos de Fisiologia do exercício, anatomia funcional da dor, laserterapia e fotobiomodulação, ultrassom terapêutico, TECAR, Eletroestimulação, eletroanalgesia, liberação miofascial em Portugal e Espanha. Docente nos programas de Especialização que contemplam estes temas e dos programas de Mestrado realizados em parceria com o instituto EPAP (Máster em Motricidade Orofacial, programa de curso da FUB Fundació Universitària del Bages e Instituto EPAP –Acreditação por UVic - Universitat de la Catalunya Central (España), e o Mestrado em Terapia da Fala: Motricidade Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia Mestre, programa de curso em parceria com o Instituto EPAP). Atualmente atua como fisioterapeuta na Clínica de Fisioterapia PhysioSynergie na Suíça.
É imprescindível acederem a página do Webinar na Plataforma Moodle e consultar os documentos disponibilizados na formadora para terem direito ao certificado digital gratuito com carga horária total de 5 horas (1hora do encontro + 4 horas de estudo autónomo acedendo o material na página do curso. Será enviado via correio eletrónico.
Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.