O câncer é uma doença multifatorial crônica que tem afetado, sobretudo, os países em desenvolvimento. Estima-se que no Brasil a incidência de câncer para o ano de 2016 e 2017 seja de 600 mil casos novos. Na Região Nordeste, o câncer da cavidade oral é o quinto mais frequente em homens e o nono mais frequente em mulheres, quando excluídos os tumores de pele não melanoma. Os principais fatores de risco associados são o estilismo e o tabagismo . A disfagia é um sintoma comum em pacientes oncológicos, em especial para aqueles com câncer de cabeça e pescoço devido à proximidade das estruturas que participam da deglutição. Caracteriza-se pela dificuldade em deglutir sólidos ou líquidos, acometendo qualquer fase da deglutição. Pode surgir como decorrência da doença ou da modalidade de tratamento utilizado, ocorrendo durante ou mesmo após o término do tratamento. Dentre as suas principais complicações estão a desnutrição, desidratação, aspiração do alimento para a via aérea e pneumonia. Tais fatores estão intimamente relacionados com o estado de saúde e qualidade de vida do paciente3 . O termo qualidade de vida atualmente tem sido alvo de estudos por considerar aspetos globais do bem-estar do indivíduo. É um conceito subjetivo e multidimensional que pode ser influenciado por variáveis como estado físico, psicológico, econômico e sociocultural. A disfagia pode afetar de modo significativo a qualidade de vida devido à mudança de hábitos, destacando-se o prazer ao se alimentar e as relações sociais, visto que a alimentação simboliza aproximação com familiares e amigos5,6. A avaliação do impacto da disfagia sobre a qualidade de vida do paciente oncológico possibilita melhor manejo e intervenção quanto aos aspetos físicos, emocionais e sociais que não são contemplados por meio de avaliações objetivas. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo revisar a literatura a respeito da qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Para isso buscou-se definição, causas e mecanismos envolvidos no processo da deglutição e disfagia, bem como aspetos relacionados ao câncer que geram repercussões na qualidade de vida do paciente.
Terapeutas da Fala (Fonoaudiólogos, Logopedas) e alunos finalistas do 4º ano da Licenciatura
Carga horária total de 5 horas (1hora do encontro + 4 horas de estudo autónomo acedendo o material na página do curso.
Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.
Horários:
Horário em Portugal: 22:00 às 23:00 + 30 minutos de perguntas e respostas por chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora dePortugal Continental)
Horário no Brasil: 19:00 às 20:00 + 30 minutos de perguntas erespostaspor chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora da cidade de São Paulo)
Horário em España: 23:00 às 00:00 + 30 minutos de perguntas e respostas por chat, mediado pela moderadora Dr.ª Tânia Dias ( hora da cidade de Madrid)
Instituto Epap - EAD - ensino à distância (plataforma Moodle) |Avenida, António Serpa, 32 - 3 D Salas de Formação 1.º andar | 1050 - 027 - Lisboa.
- Breve introdução com panorama atual do cancro de cabeça e pescoço e tipos de tratamento oncológico
- Manifestações funcionais nas regiões de cabeça e pescoço e tratamentos que mais causam disfagia
- Propostas de intervenção
Lica Arakawa Sugueno
Fonoaudióloga da Clínica Foco-Fono; Curso de Aprimoramento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP); Curso de especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV) e título de especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (Brasil); Mestre e Doutora em Ciências pela FM-USP; Docente colaboradora da pós graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da Academia Brasileira de Disfagia e, Dysphagia Research Society.
É imprescindível acederem a página do Webinar na Plataforma Moodle e consultar os documentos disponibilizados na formadora para terem direito ao certificado digital gratuito com carga horária total de 5 horas (1hora do encontro + 4 horas de estudo autónomo acedendo o material na página do curso. Será enviado via correio eletrónico.
Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.
Após o dia 22 de dezembro de 2022, poderá consultar a gravação do webinar, bem como outros webinares oferecidos na página do YouTube do Instituto EPAP:
https://www.youtube.com/@institutoepap-formacao1857