Formação Contínua - Avaliação e Terapia das Funções Orofaciais (respiração, mastigação e deglutição)
O curso é dirigido para a prática clínica e proporcionará a atualização do terapeuta da fala por meio do aprofundamento de conteúdos teóricos e práticos que envolvem os métodos de avaliação e diagnóstico em motricidade orofacial, bem como a aplicação de técnicas terapêuticas que possibilitarão o desenvolvimento do raciocínio clínico e direcionamento da intervenção a curto e longo prazo. Serão abordadas estratégias e recursos terapêuticos atuais aplicados no tratamento dos distúrbios miofuncionais orofaciais, tais como: orientações, exercícios e os treinos funcionais da respiração, mastigação e deglutição.
a. Objetivo geral
- Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre avaliação e terapia das
funções orofaciais.
b. Objetivos específicos
- Desenvolver o olhar clínico para o
direcionamento do diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais;
- Compreender as perspectivas atuais
aplicadas na prática clínica em motricidade orofacial;
- Aprimorar a habilidade de intervenção
prática e utilização de recursos terapêuticos no tratamento dos distúrbios
miofuncionais orofaciais.
Conteúdos a serem abordados:
- Anamnese, avaliação e diagnóstico em
motricidade orofacial;
- Desenvolvimento de raciocínio clínico e
elaboração da conduta terapêutica;
- Estratégias de adesão à terapia
miofuncional orofacial;
- Aplicação prática de técnicas
terapêuticas atuais no tratamento das funções orofaciais de respiração,
mastigação e deglutição;
- Utilização de recursos terapêuticos
complementares à terapia miofuncional orofacial.
- Terapeutas da Fala (logopedas/Fonoaudiólogos)
Prazo de conclusão: O/a formando/a terá de terminar a ação de formação nos prazos definidos no cronograma de formação; Medidas de recuperação / enriquecimento: O/A formando/a pode consultar o material de apoio completar, depois de estarem disponibilizadas na página do curso, até 6 meses depois da sua inscrição na plataforma. Caso o/a formando/a não cumpra os limites de assiduidade/ avaliações e/ou não obtenha aproveitamento dar-se-á a oportunidade de propor um Plano de Recuperação, com vista a implementar medidas de recuperação / remediação, desde que devidamente fundamentado. Aplicam-se medidas de enriquecimento quando o/a formando/a cumpra os objetivos preconizados, mas tem capacidades para fazer melhor, funcionando com um desafio extra, sendo esta situação aplicável para situações devidamente fundamentadas. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrados e Doutoramentos), os estabelecimentos de ensino superior português, poderão creditar as horas formativas em ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado em Portugal. A avaliação pós-formação é realizada através de instrumentos para avaliar o impacto da formação na vida profissional e/ou pessoal dos formandos aproximadamente 6 meses após o seu término. Este instrumento será enviado para o e-mail do formando, acessível através de um link criado para o efeito. Não é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.
Questionário de avaliação da satisfação com a formação pelos/as formandos/as:
Será solicitada a colaboração no preenchimento de um questionário de avaliação que tem como objetivo não só o controlo da forma como decorrem as ações de formação do Instituto EPAP como também a melhoria das formações realizadas e a resposta às necessidades dos nossos formandos e formandas.
O questionário tem um tempo de preenchimento médio de 2 a 5 minutos.
No preenchimento do questionário, pretende-se que o formando(a) atribua o seu grau de concordância face a cada uma das afirmações descritas relativamente ao módulo que frequentou. As opções de resposta previstas variam entre zero (0) e cinco (5), sendo:
0. Não sabe/Não responde
1. Discordo totalmente
2. Discordo parcialmente
3. Não concordo nem discordo
4. Concordo parcialmente
5. Concordo totalmente
O questionário versa um conjunto de questões relativas ao modo como o(a) formando(a) perceciona os conteúdos ministrados durante a formação de modo a aferir o grau de satisfação. É de toda a conveniência que o formando(a) responda com o máximo de rigor e honestidade, pois só assim é possível apostar numa melhoria contínua dos serviços que prestamos. Não há respostas certas ou erradas relativamente a qualquer dos itens, pretendendo-se apenas a opinião pessoal e sincera. O questionário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efetuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o anonimato do formando(a) é respeitado.
- Carga horária total da formação: 15 horas: de contacto presencial com a formadora
- Data e Horário das aulas presenciais (TOTALMENTE PRÁTICA):
Data: 30 de setembro de 2023 - 14h00 às 20h00 (sábado)- (horário de Portugal Continental)
Data: 01 de outubro de 2023 - 09h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00 (domingo)- (horário de Portugal Continental)
- Teste de avaliação de conhecimentos:
Teste de avaliação de conhecimentos (Época normal) a ser realizado na Plataforma Moodle: 08 de outubro de 2023 - horário: 00h01 às 23h59 (horário de Portugal Continental)
Teste de avaliação de conhecimentos (Época de recurso) a ser realizado na Plataforma Moodle: 15 de outubro de 2023 - horário: 00h01 às 23h59 (horário de Portugal Continental)
A avaliação da aprendizagem da formação assenta nos seguintes critérios e ponderações:
- 100% Competências técnicas (desempenho através de instrumento de avaliação de diagnóstico de aproveitamento formativo (teste), composto por 50 perguntas de escolha de verdadeiro ou falso, disponibilizado na Plataforma Moodle do Instituto EPAP na página do curso). A cotação total do teste é de 20 valores, distribuídos pelas perguntas. A nota mínima e aproveitamento é de 10 valores, de acordo com a classificação europeia de classificação (0 a 20 valores).
Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.
Local de realização da aula presencial:
Sala de aula do Instituto EPAP - Lisboa
Av. António Serpa, 32 - 1.º andar
1050-027 - Lisboa
- Mínimos de alunos 15
- Máximos de alunos 25
* O Instituto EPAP se resguarda ao direito de cancelar a formação se não forem preenchidas as vagas mínimas estipulas. Em se tratando de cancelamento por parte do Instituto EPAP, o valor pago pelo formando será devolvido. Se a formação avançar e o aluno inscrito desistir, o Instituto EPAP não devolverá o valor pago.
A avaliação da aprendizagem da formação assenta nos seguintes critérios e ponderações:
- 100% Competências técnicas (desempenho através de instrumento de avaliação de diagnóstico de aproveitamento formativo (teste), composto por 50 perguntas de escolha de verdadeiro ou falso, disponibilizado na Plataforma Moodle do Instituto EPAP na página do curso). A cotação total do teste é de 20 valores, distribuídos pelas perguntas. A nota mínima e aproveitamento é de 10 valores, de acordo com a classificação europeia de classificação (0 a 20 valores).
Nesta edição do curso, haverá um teste de avaliação de conhecimentos, disponível para todos que cumprirem todas as etapas obrigatórias da formação, que estará acessível na data de 08 de outubro de 2023 - horário: 00h01 às 23h59 (horário de Portugal Continental, com duração de 60 minutos a contar do início da sua realização), sendo esta condição obrigatória para o recebimento do certificado e da ficha curricular da formação. Duração do teste depois que seja iniciado: 60 minutos.
Se o formando não conseguir a nota de aprovação exigida no teste de época normal, terá outra possibilidade para o realizar, na data destinada ao teste de recurso: 15 de outubro de 2023 horário: 00h01 às 23h59 (horário de Portugal Continental, com duração de 60 minutos a contar do início da sua realização)
Esta avaliação de conhecimentos será realizada na Página do curso, na Plataforma Moodle.
OBSERVAÇÃO: Ao iniciar o teste, cada vez que responder uma pergunta deverá submeter a resposta. No final do Teste antes de fazer a submissão geral, pode revisar as perguntas e verificar as respostas corretas e incorretas. Ao fechar o teste, terá acesso apenas a nota geral. Após o teste de recurso, os formandos poderão consultar a correção do teste realizado, seja em época normal ou em época de recurso.
Assiduidade: É necessário assinar a folha de assiduidade em todos os dias da formação (datas de aulas e data de teste)
Expositivo – Apresentação multimédia; Visionamento de vídeos; Interrogativo – Formulação de questões dirigidas / abertas; Ativo – Estudos de caso;
Resposta a fichas de atividade / testes de avaliação online.
As sessões decorrem em ambiente presencial, com excessão do teste de avaliação que será realizado através da plataforma de ensino à distância (Plataforma Moodle) e da visualização do material de apoio pedagógico para estudo autónomo. O endereço da plataforma de aprendizagem virtual é https://ead.institutoepap.com/
Cada formando/a receberá as credenciais de acesso à plataforma e-Learning na sua caixa de e-mail, nomeadamente utilizador e senha.
Para assegurar confidencialidade da senha, será necessário que cada formando/a proceda à alteração da senha. A nova senha deverá ser alfanumérica (constituída por algarismos, letras minúsculas / maiúsculas e/ou símbolos).
Cabe a cada formando/a salvaguardar os dados de acesso à plataforma e-Learning, não fornecendo os mesmos a terceiros. O Instituto EPAP não terá acesso às novas credenciais. Contudo, o/a formando/a poderá recuperar a senha, se necessário. Para o efeito, O Instituto EPAP disponibilizará o nome de utilizador, a partir do qual o/a formando/a terá indicação da senha na sua caixa de e-mails.
- Modalidade ou regime da formação: Presencial
- Destinatários da formação: Estudantes e licenciados nas áreas da Medicina Dentária, Medicina e Tecnologia Superior de Diagnóstico e Terapêutica: Terapia da Fala ou equivalente legal estrangeiro (Fonoaudiólogo; Logopeda). Estrangeiros ou nacionais que comprem a formação e não comprovem ser das áreas específicas dos destinatários da formação, não serão aceites para a frequência nesta formação.
- Pré-requisitos para frequência do curso: Certificado de conclusão de Licenciatura ou Cédula Profissional comprovando a habilitação académica para a frequência na formação, ou equivalente legal nacional ou estrangeiro na área definida como destinatários do curso. Conhecimentos gerais de navegação na Internet. Para formandos portugueses ou com autorização de residência e número de contribuinte português, haverá uma pasta de trabalho que se destina ao Upload dos seguintes documentos: Cédula Profissional, Certificado de Conclusão de ou de frequência de Curso, Cartão de cidadão com data de validade não caducada até a data de 15 de outubro 2023 (com dois traços e escrito: para fins académicos e de formação).
- Pré-Requisitos (equipamento) para a realização do teste de avaliação de conhecimentos: Computador, internet, navegador web / browser: Internet Explorer 7 ou superior; Google Chrome; Firefox 3 ou superior; ou Safari.
Coordenação: Adriano Rockland
Formadora:
Professora Doutora Sílvia Damasceno Benevides
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995); Especialização em Motricidade Orofacial - CEFAC- CFFa; Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia PPgPIOS- UFBA (2013). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Professora Colaboradora do Programa Associado de PósGraduação em Fonoaudiologia UFPB-UFRN-UNCISAL; Professora Convidada do Mestrado em Motricidade Orofacial da Universitat Central de Catalunya Barcelona e do Mestrado em Terapia da Fala- Escola Superior de Saúde ? Alcoitão- Portugal.; Preceptora da Residência em Cirurgia Buco maxilofacial- UFPB-HULW.; Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia em Disfunção Craniomandibular e Apnéia Obstrutiva do Sono- Extensão Universitária UFPB. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Distúrbios Respiratórios do Sono, Traumas de Face, Cirurgia Ortognática e de ATM, Paralisia Facial. Coordenadora do Comitê de Tecnologia e Inovação do Departamento de Motricidade Orofacial- Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ? SBFa (Gestão 2020-2023). Vice - Presidente do CREFONO4 (Gestão 2013-2019).