O programa curricular da Formação Profissional de Especialização em Motricidade Orofacial tem como objetivo proporcionar aos terapeutas da fala a aquisição aprofundada de teorias e práticas científicas avançadas na área, baseando-se na avaliação funcional e intervenção terapêutica nas diferentes áreas de atuação em conjunto com diferentes especialidades.
Esta Especialização conta com encontros com os professores em Sala Virtual pela Plataforma Zoom e muito material didático e vídeos pela Plataforma Moodle do Instituto EPAP. Um novo formato que privilegia os tempos em que vivemos, mas mantendo a nossa qualidade de ensino e de mais de uma década e meia nesta área. Bases sólidas em cada tema e muita discussão de casos clínicos, com métodos de avaliação terapêutica e ensino de técnicas para o alcance de objetivos a serem alcançados, é o que nos propomos com este ciclo formativo.
No final do calendário curricular será agendado um encontro presencial, com o objetivo de aprofundar as Técnicas de Avaliação e Intervenção sobe a orientação do professor Adriano Rockland (Este encontro é optativo, sem custos adicionais para os formandos).
Objetivo Geral:
- Proporcionar aos alunos, a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos aprofundados, na área da motricidade orofacial.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a conceção, planeamento, organização, aplicação e avaliação de utentes com distúrbios da motricidade orofacial;
- Proporcionar aos alunos aptidão prática para a aplicação de diferentes métodos e técnicas de avaliação e intervenção em diferentes distúrbios e patologias;
- Proporcionar aos alunos, aptidão prática para a conceção, planeamento, organização e concretização de um plano de intervenção adequado às necessidades individuais de cada doente/cliente, bem como aptidão para análise da implementação desse plano e introdução de alterações sempre que necessário;
- Dotar os alunos, de uma experiência intelectualmente estimulante, que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes com vista ao exercício, em diferentes contextos profissionais;
- Dotar os alunos de capacidade de transmitir informação de uma forma correta e clara em situações sociais e científico-profissionais;
- Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico.
Terapeutas da Fala e estudantes do 4º ano da licenciatura em Terapia da Fala.
Duração: 12 meses
Carga horária: 220 horas
Horário
O conteúdo para autoestudo (assíncrono), será disponibilizado de acordo com as datas definidas no calendário da formação. Os encontros síncronos com o formador, serão nas datas e horários descritos no calendário da formação. ( Consultar o Calendário)
O horário das aulas síncronas com os formadores (Plataforma Zoom), para esta formação, está estipulado (podendo haver exceções), para serem realizados aos sábados, das 17h00 às 21h00 e aos domingos, das 09h00 às 13h00 (horário de Lisboa-Portugal).
A duração da formação está compreendida desde o seu início previsto na data de 16 de setembro de 2023, e a sua finalização prevista na data de 27 de outubro de 2024.
Local
Aulas síncronas durante os 12 meses: Plataforma Zoom e Plataforma Moodle do Instituto EPAP
Aula presencial (optativa), no final da Especialização:
Instituto Epap - EAD - ensino a distância |Avenida, António Serpa, 32 - 3 D
Salas de Formação 1º andar
1050 - 027 - Lisboa
Expositivo – Apresentação multimédia; Visionamento de vídeos; Interrogativo – Formulação de questões dirigidas / abertas; Ativo – Estudos de caso; Resposta a fichas de atividade / testes de avaliação online.
As sessões decorrem em ambiente e-learning, através da plataforma de formação a distância, a qual possui diversas ferramentas formativas para ministro de sessões síncronas e assíncronas, bem como para realização de atividades pedagógicas e avaliações. O endereço da plataforma de aprendizagem virtual é: https://ead.institutoepap.com/
Cada formando/a receberá as credenciais de acesso à plataforma e-Learning na sua caixa de e-mail, nomeadamente utilizador e senha.
Para assegurar confidencialidade da senha, será necessário que cada formando/a proceda à alteração da senha. A nova senha deverá ser alfanumérica (constituída por algarismos, letras minúsculas / maiúsculas e/ou símbolos).
Cabe a cada formando/a salvaguardar os dados de acesso à plataforma e-Learning, não fornecendo os mesmos a terceiros. O Instituto EPAP não terá acesso às novas credenciais. Contudo, o/a formando/a poderá recuperar a senha, se necessário. Para o efeito, O Instituto EPAP disponibilizará o nome de utilizador, a partir do qual o/a formando/a terá indicação da senha na sua caixa de e-mails.
A avaliação da aprendizagem da formação assenta nos seguintes critérios e ponderações:
- 100% Competências técnicas (desempenho através de instrumento de avaliação de diagnóstico de aproveitamento formativo (teste), composto por 50 perguntas de escolha de verdadeiro ou falso, disponibilizado na Plataforma Moodle do Instituto EPAP na página do curso). A cotação total do teste é de 20 valores, distribuídos pelas perguntas. A nota mínima e aproveitamento é de 10 valores, de acordo com a classificação europeia de classificação.
Filosofia
Esta formação oferece um conteúdo teórico atualizado, com atividades que o formando deverá cumprir que favorece o raciocínio clínico e que promove uma prática clínica basada na demonstração de técnicas terapêuticas de vanguarda, num formato de aprendizagem claro, objetivo e conciso. É uma formação que reúne a otimização do tempo e a excelência na qualidade do conteúdo.
Este curso é uma mais-valia ao nível curricular para finalistas de mestrado, de licenciatura, de pós-graduação, de especialização e no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Regime de Faltas
O limite de faltas é definido tendo em consideração a modalidade de formação, a forma de organização da formação e/ou regulamentação aplicável:
Para formação em sessões síncronas será admitido o limite máximo de 10% de faltas, das quais 5% justificadas e 5% injustificadas.
Inscrições
O Instituto Epap reserva o direito de não realização da formação se não for preenchido o número mínimo de alunos.
Após conclusão da componente curricular do curso o formando poderá requerer o seu certificado de conclusão. Esta certificação é feita através da Plataforma SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.
No certificado constará a nota final obtida no curso e respetivas notas de cada módulo. Todavia, isto só se verificará caso o formando cumpra os critérios de avaliação e obtenha aprovação no curso (i.e., nota superior a 9,5 valores, quer no final de cada módulo, quer na totalidade do curso). No caso de não cumprimento destes critérios, o formando receberá apenas um certificado de frequência, onde constará o número de horas e respetivos conteúdos lecionados. O formando poderá solicitar melhoria de nota, tendo esta um custo associado.
Adriano Rockland
Diretor do Centro de Formação Profissional Certificado pela DGERT para as áreas da saúde:
Instituto E.PAP, Lda. Empresa formativa pioneira há duas décadas na abertura de várias
especializações e formações nas áreas da Motricidade Orofacial, Disfagias Orofaríngeas,
Eletrofisiologia e Voz Clínica e Profissional.
É coordenador e professor das Especializações oferecidas pelo Instituto E.PAP, Lda nas cidades
de Lisboa, Porto e em Espanha; Coordenador e professor da Especialización Logopédica en la
Disfagia del Colegio Oficial de Logopedas de Andalucía (Málaga – España). Co-coordenador e
professor (coordenador de área de especialidade) do Mestrado em Terapia da Fala: Motricidade
Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia.
Co-coordenador e professor do Máster em Motricidade Orofacial, programa de curso da FUB
Fundació Universitària del Bages e Instituto EPAP – Acreditação por UVic - Universitat de la
Catalunya Central (España). Professor do Master em Motricidade Orofacial da Unversidad
Complutense de Madrid.
Áreas de interesse principais: Reabilitação das Disfunções Temporomandibulares, Cirurgias
Ortognáticas e Traumas Faciais. Avaliação Funcional da Deglutição por Radiodiagnóstico
(Videofluoroscopia da Deglutição). Técnicas Eletrofisiológicas aplicadas ao Sistema
Estomatognático: Avaliação Termográfica, Ultrassom Terapêutico (UST), Eletroestimulação e
Fotobiomodulação (Laserterapia), actuando como clínico no Instituto Português da Face - Lisboa.
Coordenou durante vários anos a licenciatura na área da Terapia da Fala do Instituto Superior
de Saúde do Alto Ave e colabora como convidado em diversos programas de licenciaturas. Ainda
no âmbito do ensino superior é Design Pedagógico de Cursos de Licenciaturas, Pós-graduações,
Especializações e Mestrados